quinta-feira, 24 de junho de 2010

Copa do Mundo... Para refletir


Pela primeira vez na história a copa do mundo está sendo realizada no continente africano.

Em grande estilo, shows com músicos internacionais foram realizados as vésperas da rodada de abertura.

Entre as torcidas, a celebração acontece ao ritmo das vuvuzelas, com coreografias e beldades que não fariam feio nas passarelas da São Paulo Fashion Week (e viva as suecas!).

Em meio a este fabuloso evento, observa-se um espetáculo de tecnologia com chuteiras que se adaptam aos pés dos jogadores e ao gramado; uniformes personalizados; fantásticos estádios; gravação em 3D; além, é claro, da polêmica jabulani.

Mas próxima a tudo isso (e bem longe das câmeras) a pobreza salta aos olhos. Tudo isso num país que é considerado umas das poucas exceções do continente, por ter alcançado uma relativa estabilidade política e desenvolvimento.

As poucas imagens e notícias da miserabilidade veiculadas pela mídia não são muito diferentes das que encontraríamos em qualquer outra metrópole pobre africana: ausência de infra-estruturas básicas, filas de desempregados, violência...

Entre estas demonstrações do absurdo dormimos tranqüilos, nos apegando ao imaginário popular de que a Copa do Mundo, além de trazer um grande destaque para o país em âmbito internacional, resulta em oportunidades infindáveis oportunidades de emprego e grande desenvolvimento.

A copa é o resgate e salvação do continente africano!!!

Doce ilusão...



Postado por Carboni

2 comentários: